"Comme Couché Dans Le Ciel", Red Cardell (França) - folk-rock
Os Red Cardell a abrirem de novo mais uma emissão, desta feita com “Comme Couché Dans Le Ciel”, tema retirado do álbum “Sans Fard”, sétimo trabalho do grupo, editado em 2003. Originários da cidade francesa de Quimper, eles são uma das mais conhecidas bandas tradicionais da Bretanha. O grupo, formado em 1992 e de que hoje fazem parte Jean-Pierre Riou, Jean-Michel Moal e Manu Masko, começou por tocar em bares. Surgidos no movimento do rock bretão, e à margem da nova vaga celta, os Red Cardell decidiram então fundir as danças e os cantos tradicionais da Bretanha com ritmos da Europa de Leste, da América do Sul ou do norte de África. Uma viagem em que géneros como a folk berbere e ucraniana, o tango, o reggae, a dub, o funk ou o java se juntam com influências diversas que vão do punk rock anglo-saxónico ao rap e ao techno. Geografias sonoras à mistura com textos poéticos em inglês e francês, os quais abordam temas recorrentes no blues, na chanson française ou no gwerz (canto bretão a capella onde se aborda o quotidiano). Um ambiente festivo multi-étnico que tem por base instrumental o acordeão, a bombarda bretã, a flauta, as guitarras acústica e eléctrica, a bateria ou os sintetizadores.
"Pisa Fronteira", Júlio Pereira (Portugal) - folk, acoustic, fusion
A viagem pelas músicas do mundo prossegue com Júlio Pereira e "Pisa Fronteira", tema extraído do álbum “Geografias”, lançado em 2007. Conjunto de inéditos instrumentais baseados em memórias de viagens e experimentações sonoras, resultado da combinação entre bandolim, guitarra portuguesa, viola braguesa, bouzouki e sintetizadores. Depois de muitos anos ligado ao cavaquinho, Júlio Pereira volta-se agora para outro cordofone pequeno, o bandolim, instrumento que o acompanha desde a infância. São sons tradicionais portugueses à mistura com ritmos africanos e orientais, num trabalho que conta com as vozes de Sara Tavares, Isabel Dias (grupo minhoto Raízes) e Marisa Pinto (Donna Maria), bem como Miguel Veras na viola acústica e guitarra e Bernardo Couto na guitarra portuguesa. Júlio Pereira estreou-se no rock com grupos como os Petrus Castrus e os Xarhanga. Da inovação musical dos anos 60/70, à revitalização dos instrumentos tradicionais, a partir dos anos 80/90 Júlio Pereira associou-os a soluções acústicas contemporâneas. Ao longo de mais de três décadas de carreira, o multi-instrumentista, compositor e produtor tem colaborado com músicos como Carlos do Carmo, Amélia Muge, Pedro Burmester, Eugénia Melo e Castro, Zeca e João Afonso, José Mário Branco, Jorge Palma, Janita Salomé ou Fausto, bem como os The Chieftains, Pete Seeger, Kepa Junkera, Xosé Manuel Budiño, Uxia ou Na Lúa. Em Agosto, Júlio Pereira estará no Festival Intercéltico de Moaña, na Galiza (dia 2), e no Tenby Folk Festival, no Reino Unido (dia 25). Seguem-se os concertos em Setembro na Festa do Avante, no Seixal (dia 6), e no Teatro Viriato, em Viseu (dia 13).
"Tu Gitana", Luar Na Lubre (Espanha) - celtic folk, folk-rock
No seu regresso ao programa, os Luar Na Lubre apresentam-nos “Tu Gitana”, tema que encerra o álbum “Saudade”, editado em 2006. Composição tradicional de Zeca Afonso, onde participam nomes da música latino-americana como Pablo Milanés. Com uma dezena de trabalhos editados, estes embaixadores da folk celta contemporânea defendem a cultura, a tradição e a música galegas, sem no entanto fecharem portas às influências externas. No seu penúltimo álbum, o grupo da Corunha aposta na música proveniente da América do Sul. Bieito Romero, Patxi Bermúdez, Xulio Varela e Xan Cerqueiro são os quatro elementos que restam da banda original, criada em 1986 e que dez anos depois saltava para a ribalta internacional com o apadrinhamento de Mike Oldfield no seu disco “Voyager”. Neste trabalho, os Luar na Lubre apresentam a vocalista que os acompanha há cerca de três anos, a portuguesa Sara Vidal (que já tinha participado no álbum “Paraíso”), em substituição de Rosa Cedrón. Um disco onde resgatam velhas melodias e harmonias melancólicas, bem como poemas de García Lorca e de autores galegos da emigração, utilizando-os em temas que falam de nostalgia, do exílio e da saudade. Tudo numa homenagem à Galiza que chegou à América Latina e se fundiu com a cultura daquele continente, sem no entanto deixar de parte as suas raízes celtas. Em Julho, os Luar na Lubre rumam até Rovinj, na Croácia (dia 26) e Montescudaio, em Itália (dia 27). Já em Agosto, o grupo vai estar no Festival Intercéltico de Sendim, em Miranda do Douro (dia 1), em Zas, na Corunha (dia 2), em Lalín (dia 9) e Pontevedra (17 Agosto), e em Tatihou, na França (dia 21). Finalmente, em Setembro, o grupo ruma até Chinchón, na comunidade de Madrid (dia 13).
"Sportif", Youssou N'Dour (Senegal) - mbalax, afropop
A jornada continua com Youssou n’Dour e "Sportif", tema extraído do álbum “Rokku Mi Rokka” (Apanhar e Levar), lançado em 2007. Trabalho onde o mais famoso cantor senegalês se aproxima dos cantos religiosos sufi, das percussões dos griots e dos sons do norte do Senegal, num apelo à paz, tolerância e valorização do continente africano. No final dos anos 70, o autor, intérprete e músico, que aprendeu a cantar com a mãe, formava com o cantor El Hadj Faye os L'Etoile de Dakar, e em 1981 os Le Super Étoile de Dakar. Cruzando os ritmos sincopados do mbalax senegalês com a pop internacional, numa fusão que inclui o jazz, a soul e arranjos afro-cubanos, o “rouxinol de Dakar” depressa cativou o público ocidental sem no entanto abdicar das suas raízes, conquistando o estatuto de embaixador da música africana. Nos seus temas em wolof e inglês, Youssou N’Dour retrata o mundo da pobreza, da emigração ou os valores culturais africanos. Um dos mais conhecidos a nível global é “Seven Seconds”, gravado com Neneh Cherry. Através da música, Youssou N'Dour pretende quebrar o silêncio das crianças que sofrem e abraçar as causas humanitárias. Da fundação com o seu nome aos concertos em benefício da Amnistia Internacional, o embaixador da boa vontade para as Nações Unidas e para a UNICEF tem por isso mesmo colaborado com músicos como Peter Gabriel, Axelle Red, Sting, Alan Stivell, Bran Van 3000, Wyclef Jean, Paul Simon, Bruce Springsteen, Tracy Chapman, Branford Marsalis, Ryuichi Sakamoto ou o camaronês Manu Dibango.
"Jirim", Orchestra Baobab (Senegal) - afropop, afrobeat, salsa
A Orchestra Baobab traz-nos “Jirim”, tema retirado do álbum “Made In Dakar”, editado em 2007. Segundo trabalho das estrelas senegalesas da afropop, cinco anos depois da gravação que marcou o regresso da banda após duas décadas de inactividade. Um disco que leva o grupo de volta às suas raízes clubísticas e às actuações de rua, mais uma vez produzido por Nick Gold e onde se destaca a participação de Youssou N’Dour. Neste álbum, a Orchestra Baobab, que a 24 de Julho esteve no Festival de Músicas do Mundo de Sines, recupera de novo o espírito de fusão que a celebrizou. São novas canções à mistura com sucessos dos anos 70, retirados de uma discografia feita de duas dezenas de álbuns. Recorde-se que o grupo se dissolveu em 1987, depois de o percussivo mbalax se ter tornado mais popular do que a sua melódica pop senegalesa. Surgidos em Dakar em 1970 na inauguração do Baobab Club, a banda, cujo nome se refere à majestosa árvore da savana, foi formada em grande parte por veteranos da Star Band. Balla Sidibe, Rudy Gomis, Ndiouga Dieng, Assane Mboup, Medoune Diallo, Barthélemy Attisso, Issa Cissoko, Thierno Koite, Latfi Ben Geloune, Charlie N'Diaye e Mountaga Koite misturam sons tradicionais da África Ocidental com a música cubana e caribenha (son, pachanga, salsa ou bolero) e com a pop ocidental. As melodias crioulas portuguesas, do Togo e Marrocos, a rumba congolesa ou o high life ganês são então adaptados às influências wolof da cultura griot do norte do Senegal, às harmonias mandinga da região de Casamance e às percussões do sul do país.
"Dalida", Boom Pam (Israel) - world fusion, surf rock
Seguem-se os israelitas Boom Pam com “Dalida”, tema que faz parte do álbum do mesmo nome da banda, editado em 2006. Formados três anos antes, altura em que tocavam em clubes e casamentos, os Boom Pam foram buscar a identidade ao cover da canção grega que tocaram com a estrela de rock Berry Sakharof, êxito que ocupou as tabelas israelitas em 2004, à semelhança do que acontecera em 1969 com o cantor grego Aris San, emigrado em Tel Aviv. Os guitarristas Uzi Feinerman e Uri Brauner Kinrot começaram por experimentar sons orientais, até que se lhes juntaram a tuba de Yuval “Tubi” Zolotov e as percussões de Dudu Kohav. Depois do sucesso alcançado no Médio Oriente, eles chegaram ao público europeu, graças sobretudo ao DJ Shantel, que co-produziu o seu primeiro lançamento internacional e os descobriu numa das suas visitas a Tel Aviv, convidando-os então a participarem em vários espectáculos no seu Bucovina Club em Berlim, Frankfurt, Colónia e Zurique. Onde quer que actuassem, os Boom Pam deixavam o público em brasa com a sua mistura enérgica de rock do Médio Oriente com sons dos Balcãs, alguma irreverência e muito groove. Fugindo ao cliché do klezmer, geralmente associado à música judaica, eles criam um cocktail dos diferentes estilos que habitualmente se cruzam em Tel Aviv. Uma fusão única de estilos mediterrânicos, balcânicos e gregos, combinados com melodias judaicas, surf rock e música circense..
"Ladino Song", Oi Va Voi (Reino Unido) - jewish music, electro, world fusion
Os Oi Va Voi (“Oh, Meu Deus!” em hebraico) trazem-nos “Ladino Song”, tema extraído do álbum “Laughter Through Tears”, lançado em 2003. A banda radicada em Londres, cidade onde a herança cultural judaica se combina com os actuais ritmos de dança, apresenta composições próprias e uma mistura de sons globais, originários sobretudo da Europa de Leste e do Mediterrâneo. No final da década de 1990, cinco músicos das comunidades judaicas da capital inglesa decidiram juntar-se num projecto comum, servindo-se de percursos distintos que abrangem não só a música klezmer mas também o flamenco, a folk húngara, o jazz, o hip-hop, o rock ou o drum n'bass. Ultrapassadas as atribulações do passado, actualmente a banda é formada por Nik Ammar, Bridgette Amofah, Josh Breslaw, Matt Jury, Steve Levi, David Orchant e Anna Phoebe. Conhecidos pelas suas actuações ao vivo, os Oi Va Voi, que a 10 de Agosto vão estar no Festival Sons do Atlântico, no Algarve, combinam de forma única a música tradicional dos judeus sefarditas e ashkenazi (judeus europeus) das shtetl (povoações onde estes viviam) e dos ciganos transilvanos com a dub, a breakbeat ou a música urbana londrina. Influências tradicionais do oriente europeu que contam com instrumentos como o clarinete, o violino, o trompete, a guitarra, a bateria, o baixo e a melódica, e que são actualizadas com arranjos electrónicos e letras grande parte das vezes em ladino (língua semelhante ao castelhano, falada pelas comunidades sefarditas em Espanha, nos Balcãs, Próximo Oriente e norte de Marrocos).
"Gwyra Mi", Ramiro Musotto (Argentina) - samba, reggae, electronica
Despedimo-nos com Ramiro Musotto, que nos traz “Gwyra Mi”, canção extraída do seu segundo álbum a solo “Civilizacao & Barbarye”, lançado este ano. Adaptação de um tema da tribo guarani Tenondé Porã, onde as vozes das crianças indígenas do Morro da Saudade, no sul de São Paulo, se misturam com excertos de um discurso do rebelde mexicano que lidera o Exército Zapatista de Liberação Nacional. Trabalho baptizado com o nome do ensaio político de Domingo Faustino Sarmiento, onde participam músicos do Brasil, Cuba, Argentina, Estados Unidos, Irão ou Suécia como Glauber Rocha, Gato Barbieri, Lulu Santos, Lelo Zanetti, Lucas Santtana, Chico César, Léo Leobons, Arto Lindsay, Santiago Vazquez, Rostam Miriashari ou Sebastian Notini. São ritmos tribais e cantos indígenas, da capoeira aos rituais do candomblé, todos eles transformados num samba-reggae electrónico, a que se juntam berimbaus com diferentes afinações, os pífaros, a kanjira (membrafone da família da pandeireta, típico do sul da Índia) e a mbira (idiofone de lamelas, também conhecido por kalimba, utilizado em cerimónias religiosas). O compositor, produtor e percussionista argentino cruza o samba e a pop brasileira com os ritmos africanos e a música electrónica. Uma aposta clara na diversidade rítmica, mas também nas letras que incidem nos problemas sociais da América Latina. Nascido em Bahía Blanca, na Patagónia, Ramiro Musotto começou a tocar em orquestras sinfónicas. Depois de uma breve passagem por São Paulo, o músico mudou-se para Salvador da Baía, onde se especializaria em instrumentos como o berimbau e o timbal baiano (tambor cónico de Madeira ou metal). Para além de tocar com a orquestra Sudaka, Ramiro Musotto tem vindo a colaborar com artistas brasileiros e argentinos como Carlinhos Brown, Sérgio Mendes, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Marisa Monte, Virginia Rodriguez, Maria Bethânia, Zeca Baleiro ou Gal Costa. .
Despedimo-nos com Ramiro Musotto, que nos traz “Gwyra Mi”, canção extraída do seu segundo álbum a solo “Civilizacao & Barbarye”, lançado este ano. Adaptação de um tema da tribo guarani Tenondé Porã, onde as vozes das crianças indígenas do Morro da Saudade, no sul de São Paulo, se misturam com excertos de um discurso do rebelde mexicano que lidera o Exército Zapatista de Liberação Nacional. Trabalho baptizado com o nome do ensaio político de Domingo Faustino Sarmiento, onde participam músicos do Brasil, Cuba, Argentina, Estados Unidos, Irão ou Suécia como Glauber Rocha, Gato Barbieri, Lulu Santos, Lelo Zanetti, Lucas Santtana, Chico César, Léo Leobons, Arto Lindsay, Santiago Vazquez, Rostam Miriashari ou Sebastian Notini. São ritmos tribais e cantos indígenas, da capoeira aos rituais do candomblé, todos eles transformados num samba-reggae electrónico, a que se juntam berimbaus com diferentes afinações, os pífaros, a kanjira (membrafone da família da pandeireta, típico do sul da Índia) e a mbira (idiofone de lamelas, também conhecido por kalimba, utilizado em cerimónias religiosas). O compositor, produtor e percussionista argentino cruza o samba e a pop brasileira com os ritmos africanos e a música electrónica. Uma aposta clara na diversidade rítmica, mas também nas letras que incidem nos problemas sociais da América Latina. Nascido em Bahía Blanca, na Patagónia, Ramiro Musotto começou a tocar em orquestras sinfónicas. Depois de uma breve passagem por São Paulo, o músico mudou-se para Salvador da Baía, onde se especializaria em instrumentos como o berimbau e o timbal baiano (tambor cónico de Madeira ou metal). Para além de tocar com a orquestra Sudaka, Ramiro Musotto tem vindo a colaborar com artistas brasileiros e argentinos como Carlinhos Brown, Sérgio Mendes, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Marisa Monte, Virginia Rodriguez, Maria Bethânia, Zeca Baleiro ou Gal Costa. .
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