terça-feira, 20 de março de 2007

Testemunho André Moutinho, "Canto Nómada"

Na sequência do desafio lançado pelo MULTIPISTAS - MÚSICAS DO MUNDO a alguns dos autores de programas de músicas do mundo existentes nas restantes rádios locais e regionais portuguesas, aos quais foi pedido um breve depoimento acerca da sua experiência profissional ligada à world music, aqui fica a transcrição do testemunho enviado pelo André Moutinho, realizador do Canto Nómada, programa de música tradicional portuguesa e do mundo que este apresenta às quintas-feiras, entre as 22 horas e a meia-noite, na Torres Novas FM (100.8 FM):

"Desde já, e neste dia especial, as minhas saudações pessoais e do programa “Canto Nómada” de Torres Novas, bonita cidade do Ribatejo Norte para a linda zona da Beira Baixa e para todos os amigos e ouvintes do “Multipistas”. Depois, aproveitar para transmitir ao Jorge Costa e ao seu programa “Multipistas” os meus mais sinceros parabéns pelo 1º aniversário e, mesmo sendo um lugar comum, dizer sinceramente que espero que comemores mais aniversários por muito anos.

Sou um ouvinte atento (mas, infelizmente, pela minha actividade profissional, não muito regular) dos teus podcast’s do programa, acessíveis no teu blog. Já o site, consulto-o regularmente para conhecer a nova música do mundo, isto porque acho que és um dos grandes conhecedores do tema. Aliás, também eu acho que o teu programa é o que mais se assemelha, dentro das naturais diferenças, ao programa “Terra Pura” do Luís Rei. Mas reforço o seguinte, para se fazer emissões com esse género de música que tu fazes, é necessário ouvir muito e ser conhecedor da área……coisa que não se passa comigo.

O programa “Canto Nómada” é essencialmente um programa de música tradicional portuguesa, talvez porque eu não saiba tanto de música do mundo mas porque não tenho tempo para estudá-la com atenção ou mesmo adquiri-la. Portanto, cingimo-nos à música tradicional portuguesa, ou folk, ou celta ou o que quiserem chamar e alguma da do mundo, “atirada” para um pequeno espaço no final da 1ª hora. De qualquer maneira, foi propositada a ideia inicial do programa “Canto Nómada”, que vem assim, penso eu, contribuir para a divulgação do melhor do que se faz em Portugal e para o número de horas de música portuguesa que as estações de rádio estão obrigadas a cumprir.

Mas explicando rapidamente o habitual alinhamento, o programa “Canto Nómada”, na 1ª hora, antes dos destaques da semana, apresenta os novos projectos da música tradicional portuguesa. Depois, tem sempre um pequeno espaço de entrevista de alguns minutos com os novos projectos, em que apresentamos três faixas do grupo em questão e, finalmente, o espaço “Multipistas” (estou a brincar Jorge) com algumas músicas do mundo e a parceria/sugestão que temos com o site Rodobalho.com lá pelo meio. Já na 2ª hora, é tempo da música dos chamados consagrados da MTP em que a misturo com as notícias e a agenda da semana, temperando lá pelo meio com uma crónica assinada, a cada semana, por vários convidados ligados ao meio musical como sendo músicos, produtores, radialistas, entre outros (agradeço desde já, a disponibilidade que tiveste, Jorge, em assinar a crónica da semana da emissão 9 do passado dia 18 de Janeiro).

Aproveito agora para agradecer também, por este meio, as palavras simpáticas que tenho ouvido de todos os que tenho contactado, pela existência dos nossos programas. Quer dizer que o tempo que tu perdes (eu acho que ganhas) já terá valido para alguma coisa. Afinal, é o agradecimento dos músicos portugueses a todos nós autores de programas de rádio que passam boa música portuguesa. Músicos que enveredaram por projectos tradicionais mas nem sempre por isso mais fáceis e longe da mediocridade reinante que as nossas rádios de uma maneira geral transmitem. Mas como cultura é sinal de desenvolvimento, conhecer a música de raiz tradicional dos outros países é tão importante como dar a conhecer apenas a portuguesa. E para isso existe o “Multipistas”. E de que maneira…

Parabéns e um sentido abraço.

André Moutinho


OUVIR ...↓
Testemunho André Moutinho (3'43'')

Sem comentários: