sábado, 22 de abril de 2006

Emissão #5 - 22 Abril 2006

A quinta emissão do MULTIPISTAS - MÚSICAS DO MUNDO, difundida no sábado, 22 de Abril, entre as 17 e as 18 horas, na Rádio Urbana (Castelo Branco - 97.5 FM; Fundão, Covilhã e Guarda - 100.8 FM), vai de novo para o ar na segunda-feira, 24 de Abril, entre as 19 e as 20 horas.

Estes são os novos temas difundidos neste programa:

"Madan",
Salif Keita (Mali) - afropop, mandingo
Este tema é uma versão remisturada por Gekko, extraída do álbum “Remixes From Moffou”. Exímio guitarrista, Salif Keita começou a sua carreira nos anos 60 na Rail Band e nos Ambassadeurs. Com a sua aproximação ao rock, ao jazz e à soul, o músico inaugurava o conceito de afropop. Em 2002, ano em que lança o álbum “Moffou”, inicia uma nova carreira, antecipando o renascimento da música tradicional mandingo e dos seus principais instrumentos, como a ngoni (espécie de guitarra mourisca),
o balafon (xilofone ancestral) ou o calabash (instrumento de percussão).

"Tounga",
Issa Bagayogo (Mali) - mandig, wassoulou, afropop
Uma viagem até ao Mali com “Tounga”, tema extraído do álbum “Timbuktu”, lançado em 2002. Uma canção onde o músico interpela os seus concidadãos a que mantenham a sua integridade artística e cultural, servindo-se em particular da guitarra eléctrica e do baixo para fazer destacar o típico som da afropop. Em pequeno, Issa Bagayogo aprendeu a tocar kamele n’goni (uma harpa de caçador, equipada com seis cordas). Nos anos 90 foi até à capital, Bamako, onde conheceu o engenheiro Yves Wernert e o guitarrista Moussa Kone. Juntos decidiram fundir dois géneros tradicionais – o mandig e o wassoulou – com o techno. E o resultado está à vista: nos últimos anos ganharam uma série de prémios em África e na Europa, tendo actuado um pouco por todo o globo.


"Rail Gaddi", Four For a Kind (Reino Unido) - bhangra
Estes rapazes, que nos trazem um tema extraído do álbum com o mesmo nome, decidiram remisturar o clássico “Rail Gaddi” (corrida de carro), um tema da folk que foi um sucesso em 1988 quando a então emergente banda britânica de bhangra Chirag Pehchan, liderada pelo vocalista Mangal Singh, lançou uma versão escrita pelo inimitável Kuljit Bhamra. A electrizante e popular dança folclórica ultrapassou as fronteiras do norte da Índia e assimilou instrumentos ocidentais como a guitarra eléctrica, o baixo ou os teclados, transformando-se num fenómeno britânico-asiático de sucesso.

"Moryak", Markscheider Kunst (Rússia) - reggae, ska, funk, jazz
Sedeados em São Petersburgo, os Markscheider Kunst são uma banda multicultural que mistura punk rock, reggae e ska – uma fórmula que tem sido muito seguida na América Latina e na Rússia –, acrescentando ainda um sabor a funk, rock latino, folclore russo e mesmo influências africanas, já que por vezes o soukous congolês também faz parte da sua esfera sonora. Neste tema, os arranjos são inspirados no jazz da década de 60 e no ska jamaicano.

"Go", Dusminguet (Espanha) - patxanga, rumba, cumbia, reggae
Este grupo formado em 1994 na povoação de Garriga, em Barcelona, e que se dissolveu uma década depois, gera uma energia selvagem com uma linha acústica onde domina o acordeão. Nas suas actuações em toda a Catalunha tinham por hábito triturar todo o tipo de sons, já que se deixaram influenciar pelos artistas que foram passando pela sua terra natal. Assim surgiu um estilo próprio em que o objectivo era sempre o de fazer dançar o público. A sua música, cantada em árabe, francês, castelhano e catalão, não tem passaporte e é uma festa que sabe a rumba catalã, a cumbia colombiana, a reggae, a merengue, a ska, a patxanga, a folk mestiça ou a salsa. Este tema, extraído do álbum do mesmo nome, apresenta claramente o universo polirítmico dos Dusminguet.

"San Petrike Dantzax", Oskorri (Espanha) - folk
Os Oskorri trazem-nos um tema extraído do álbum “25 Kantu Urte” (25 anos de música), gravado ao vivo em 1996 no Festival Folk de Getxo. Um espectáculo em que participaram também músicos como Kepa Junkera (País Basco), Gabriel Yacoub (França), Martin Carthy (Inglaterra), Patrick Vaillant (Provença) ou Anton Reixa (Galiza). Os membros dos Oskorri, que começaram por ser um grupo universitário, são originários de universos sonoros tão distintos como o jazz, a pop ou a música brasileira. E mesmo sem conhecerem a língua euskera, aceitaram o desafio de fazer renascer o folclore basco. Nas suas letras e canções, o emblemático grupo de Bilbao baseia-se sobretudo em fórmulas rítmicas e métricas tradicionais.

"Santiago - Lisboa", Xosé Manuel Budiño (Espanha) - folk, celtic music
Xosé Manuel Budiño apresenta-nos o seu terceiro álbum “Zume de Terra”, editado em 2004, precisamente o primeiro em que o gaiteiro galego assume integralmente todo o trabalho de composição, arranjo musical, produção e gravação. Um disco de originais, feito com sumo de terra e mel de tradição, onde Budiño tem por convidados especiais a brasileira Lilian Vieira (dos Zuco 103), os escoceses Capercaillie e Michael McGoldrick e Sara Tavares. O tema “Santiago Lisboa”, onde se constrói uma ponte musical entre a Galiza e Portugal, conta com as participações do violinista bretão Jacky Molard e do músico e productor português Júlio Pereira, que lhe empresta o seu bandolim.

"Blessings For The New Year", Idan Raichel's Project (Israel) - ethiopian folk, folktrónica
Idan Raichel traz-nos um tema extraído do álbum Idan Raichel’s Project, editado em 2002, primeiro trabalho a solo do músico na área da world music especificamente orientado para o universo musical israelita. Graças a isso, Raichel foi galardoado com os prémios de melhor artista, melhor álbum e melhor música do ano, tendo o disco subido para o topo da tabela de vendas em Israel, onde vendeu mais de 120 mil cópias. No seu projecto sonoro, em que utiliza música original de mais de setenta artistas, Idan Raichel começou por reunir amostras originais de músicos da folk etíope, combinando-as com sons tradicionais e modernos que vão da electrónica à música litúrgica.

"Çiftetelli",
Laço Tayfa & Hüsnü Senlendirici (Turquia) - turkish gypsy music, oriental funk
Os Laço Tayfa & Hüsnü Şenlendirici trazem-nos um tema extraído do álbum “Bergama Gaydasi”. Este grupo, liderado pelo virtuoso do clarinete Hüsnü Şenlendirici tem sido inovador ao fundir free jazz com tradições folk da comunidade cigana turca, dando um novo sentido à tendência daquele país em cruzar sons ocidentais e orientais. Para além de cada elemento desta formação ser familiar à imensidão de estilos musicais de todo o mundo, o nome da banda é também ele uma fusão: a palavra “Laço” significa “bom” ou “belo” na língua daquela comunidade cigana, enquanto que “Tayfa” é uma palavra turca de origem árabe que tanto se pode referir à “tripulação de um navio”, como a uma “família numerosa” ou a um “ensemble musical”.

"Nimlilie Nani?", Ndala Kasheba (RD Congo, Tanzânia) - congolese music
Na década de 60 e de 70 um grande número de bandas de Kivu e de Shaba, regiões orientais do Congo, sentiram a necessidade de procurar ambientes mais tranquilos onde pudessem tocar. Muitas delas fizeram as malas e partiram para o Uganda, Quénia e Tanzânia. Juntamente com Nairobi, Dar Es Salaam é um desses sítios que se transformaram num paraíso para muitos músicos. Ndala Kasheba foi viver para a Tanzânia no final da década de 60, onde tocou com os Fauvette, Safari Nkoi e a Orchestre Maquis, liderando durante bastante tempo a Orchestre Safari Sound. Juntamente com King Kiki, um dos seus antigos colegas na Safari Sound, formava no início da década de 90 a Zaita Musica, tendo continuado a tocar em Dar até à sua morte em Outubro de 2004. O tema “Nimlilie Nani?”, extraído do álbum “Yellow Card”, é uma amostra do som acústico de doze cordas que caracteriza o universo musical de Ndala Kasheba.

Jorge Costa

Sem comentários: