A 39ª emissão do MULTIPISTAS - MÚSICAS DO MUNDO, difundida no sábado, 17 de Março, entre as 17 e as 18 horas, na Rádio Urbana (Castelo Branco - 97.5 FM; Fundão, Covilhã e Guarda - 100.8 FM), vai de novo para o ar na quarta-feira, 21 de Março, entre as 21 e as 22 horas, sendo reposta três semanas depois (7 e 11 de Abril) nos horários atrás indicados.
No primeiro aniversário do programa, destaque para uma emissão especial, feita de poucas palavras, e inteiramente dedicada aos melhores temas da world music gravados ao vivo, ambiente mágico em que a cor e o ritmo das vozes e instrumentos se evidenciam ainda mais, deixando transparecer uma combinação entre tradição e modernidade. Essa é também a imagem de marca do MULTIPISTAS - MÚSICAS DO MUNDO, um espaço que desde Março de 2006 tem procurado dar destaque a alguma da melhor música étnica produzida em todo o globo, sobretudo a que se funde com géneros mais actuais e urbanos.
Mas a festa não se faz só em antena. Fica o convite para que no sábado, 21 de Abril, a partir das 21:30, se junte a nós no auditório da delegação regional de Castelo Branco do Instituto Português da Juventude. Uma noite de gala, com muitas surpresas, e que será integralmente dedicada à música do mundo.
"Seelinnikoi",Värttinä (Finlândia) - traditional finnish folk/suomirock
As Värttinä inauguram esta emissão especialíssima com “Seelinnikoi”, tema integrante do álbum “6.12 Live In Helsinki”, gravado ao vivo em Helsínquia em Dezembro de 2000. Um trabalho onde se reúnem sobretudo clássicos deste grupo, habituado a cruzar a folk contemporânea finlandesa com a pop ocidental.
"Finlays", Capercaillie (Reino Unido) - celtic folk
As músicas do mundo prosseguem neste especial de aniversário com “Finlays”, tema original dos Capercaillie. A mais popular banda da folk escocesa funde sonoridades tradicionais com ritmos contemporâneos, vozes poderosas e instrumentos electrónicos. O resultado é uma explosão de elementos, bem patente no trabalho “Live in Concert”, gravado ao vivo no Royal Concert Hall, em Glaslow (Escócia), em Janeiro de 2002.
"Cardinal Knowledge", Kíla (Irlanda) - celtic music, world fusion
Os irlandeses Kíla chegam-nos agora com “Cardinal Knowledge”, tema extraído do álbum “Kíla - Live in Dublin”. Um trabalho lançado em 2004, e onde se reúne o melhor dos concertos dados pelo grupo em duas conhecidas salas de Dublim: o Vicar Street e o teatro Olympia. Ao fundirem ritmos e melodias tradicionais irlandesas e do sul da Europa com outras sonoridades, os Kíla criaram um som contemporâneo onde o rock também tem lugar.
"M'Bifo",Rokia Traoré (Mali) - malian contemporary music
O especial primeiro aniversário continua com Rokia Traoré, a mais jovem diva do Mali, conhecida por combinar e dar uma expressão moderna ao n’goni e à balaba, dois instrumentos tradicionais, e por inovar nas estruturas rítmicas e melódicas da música africana. Ela traz-nos uma balada cantada em bamana e retirada do DVD “Rokia Traoré: Live in Paris”, gravado ao vivo no La Cigale em Abril de 2004.
"Balakatun", Richard Bona (Camarões) - afropop
Viagem até aos Camarões com o multi-instrumentista e compositor Richard Bona e o tema “Balakatun”, um excerto do animado concerto que o músico deu em Março de 2004 na Radio France. Um talento revelado uma década antes, precisamente naquela emissora, quando em 1995 foi finalista do concurso Découvertes de Radio France Internationale. Richard Bona é um contador de histórias que mistura as suas raízes africanas com a sensibilidade do jazz, os ritmos afro-cubanos e a pop anglo-saxónica.
"Oualahila Ar Tesninam", Tinariwen (Mali) - touareg music, rock, blues
Para já, no primeiro aniversário do programa segue-se o grupo dos desertos. Os Tinariwen trazem-nos “Oualahila Ar Tesninam”, tema gravado ao vivo em Reading, no Reino Unido, no festival WOMAD 2004. A música rítmica e harmónica destes tuaregues, repartidos entre a Argélia, o Mali, o Níger e a Líbia, é acompanhada pelo tindé, pela flauta t’zamârt e pela guitarra eléctrica. Uma sonoridade em que também está presente a asoüf, solidão característica da poesia cantada por aquele povo.
"N'Kodo", Djamel Laroussi (Argélia) - rap, raï
Mais à frente, neste especial música ao vivo, Djamel Laroussi apresenta-nos a primeira parte de “Étoile Filante”, tema extraído do álbum “Djamel Laroussi Live”, gravado ao vivo em Colónia, na Alemanha, e lançado em 2004. Compositor, cantor e multi-instrumentista, Djamel Laroussi parte das raízes norte africanas do chaâbi e do gnawa, inspirando-se nos sons ocidentais e nos ritmos latinos para criar baladas em francês, árabe e berbere.
"Tríptico", Gotan Project (França) - electro-tango
A fechar o programa, despedimo-nos com os Gotan Project e o tema “Tríptico”, gravado ao vivo em 2002, lado a lado com Yann Tiersen, no “Music Panet 2Nite”, programa do canal franco-alemão ARTE. Formado em 1999 pelo francês Philippe Cohen Sofal, pelo argentino Eduardo Makaroff e pelo suíço Christoph H. Müller, os Gotan Project foram buscar o nome ao anagrama criado com a palavra tango, precisamente o género musical que o conhecido trio parisiense tem vindo a misturar com elementos electrónicos.
(dados sobre os músicos bem como as capas dos discos originais podem ser encontrados nos textos de outras emissões)
Jorge Costa
quarta-feira, 14 de março de 2007
Emissão #39 - 17 Março 2007 - 1ºaniversário
Etiquetas:
Capercaillie,
Djamel_Laroussi,
Gotan_Project,
Kíla,
Richard_Bona,
Rokia_Traoré,
Tinariwen,
Värttinä
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Excelentes escolhas!
http://tickets1.blogspot.com/
Enviar um comentário