domingo, 30 de setembro de 2007

Emissão #49 - 6 Outubro 2007

A 49ª emissão do MULTIPISTAS - MÚSICAS DO MUNDO, difundida no sábado, 6 de Outubro, entre as 17 e as 18 horas, na Rádio Urbana (Castelo Branco - 97.5 FM; Fundão, Covilhã e Guarda - 100.8 FM), vai de novo para o ar na quarta-feira, 10 de Outubro, entre as 21 e as 22 horas, sendo reposta três semanas depois (27 e 31 de Outubro) nos horários atrás indicados.

"Ajde Jano", Kroke (Polónia) - klezmer,  jazz fusion,  folk
Os Kroke a abrirem a emissão com “Ajde Jano”, tema retirado do seu álbum de estreia “Trio”, lançado em 1996. O grupo nasceu em 1992 em Kazimierz, o bairro judaico da capital polaca. Em iídiche, idioma germânico falado em comunidades judaicas de todo o mundo e que utiliza o alfabeto hebraico moderno, Kroke significa precisamente Cracóvia, cidade que até ao início da década de 1940, nas vésperas do holocausto, foi um dos mais importantes centros da vida cultural judaica. Os Kroke são formados pelo contrabaixista Tomasz Lato, pelo violinista Tomasz Kukurba e pelo acordeonista Jerzy Bawoł, colegas da Academia de Música de Cracóvia, a que mais tarde se juntaria o percusionista Tomasz Grochot. Ainda que não sejam judeus, eles procuram redescobrir e reinventar as tradições musicais dos seus antepassados. Para criarem composições e arranjos próprios, os Kroke servem-se sobretudo de estilos e escalas do klezmer – do hebraico kley (instrumento) e zemer (cantar, interpretar música) –, a música tradicional instrumental dos judeus de Leste, característica das bodas ou celebrações, e que foi sendo enriquecida ao longo dos séculos com sons e ritmos de outras paragens. Junta-se-lhe a música sefardita, combinada com a experiência do jazz e da música clássica e cigana, sem esquecer as influências contemporâneas. Em palco, os Kroke têm vindo a colaborar com artistas de renome internacional como Van Morrison, Ravi Shankar, Natacha Atlas ou os Klezmatics.

"Pindongos de Montehermoso", La Musgaña (Espanha) - spanish folk

As músicas do mundo prosseguem com os La Musgaña, que nos trazem "Pindongos de Montehermoso", tema tradicional extraído do sexto disco do grupo “Temas Profanos”, editado em 2003. Um trabalho que conta com as colaborações de Carmen Paris, Joaquín Díaz, David Mayoral e Pablo Martín. Em 1986, Enrique Almendros, até então intérprete de música celta, José María Climent e Rafael Martín decidiram formar um grupo centrado na tradição musical da meseta castelhana. Ainda nesse ano, juntaram-se-lhes o flautista Jaime Muñoz e o baixista Carlos Beceiro, únicos elementos que hoje permanecem no quinteto composto ainda por Diego Galaz, Jorge Arribas e Sebastián Rubio. Das melodias de dança às canções de amor, passando pela música para casamentos, os La Musgaña apresentam-nos uma ampla visão musical de uma zona marcada pela herança europeia, africana e mediterrânica. Por entre os temas evocativos destacam-se os ofertórios religiosos, as charradas, ajechaos e charros de Salamanca e Zamora, os bailes corridos de Ávila, os pindongos de Cáceres e as danças, aires e canções de León ou Burgos, ou as jotas, rogativas, dianas e villancicos de Madrid, Segovia e Valladolid. Uma celebração da música tradicional espanhola, à mistura com influências ciganas, mouriscas e celtas, em que os ritmos hipnóticos se constroem com toda uma gama de instrumentos tradicionais (gaita charra, gaita sanabresa, flauta, tamboril, cistro ou sanfona), étnicos (cajón, tar, krakebs, pandeiro iraniano, derbouka, bouzouki, req, sabar, tinajas, bendir ou marímbula) e modernos (clarinete, acordeão diatónico, saxofone soprano, baixo ou violino).

"Djarama", Rarefolk (Espanha) - freestyle folk, folk-rock
Os Rarefolk regressam ao programa com “Djarama”, um clássico do seu repertório, extraído do terceiro disco do grupo “Unimaverse” (um jogo de palavras entre os conceitos de unidade e universo), lançado em 2001. Estes sevilhanos foram os pioneiros do freestyle folk, uma mistura criativa de sons e ritmos folclóricos de todo o mundo com o universo do rock, do funk e da música electrónica. O resultado é um raro estilo folk, carregado de energia, em que se fundem influências da música africana, celta, oriental e do próprio jazz. Diversidade sonora que lhes tem permitido partilhar os palcos com músicos prestigiados como os Capercaillie, Shooglenifty, Wolfstones, Luar na Lubre, Berrogüeto, Hevia, Fanfarre Ciocărlia, Kalima, Tomatito, O’Funkillo, Narco, La Cabra Mecânica ou Enemigos. Depois de se terem dado a conhecer como Os Carallos na exposição mundial de Sevilha, em 1992, uma jovem editora decidiu editar o seu primeiro disco. Mais tarde, os Rarefolk criavam a “Fusión Art”, gravando eles próprios e de forma artesanal o álbum “Unimaverse”. Um trabalho ousado e experimental em que recuperam muita da frescura e simplicidade inicial. Nele participam a violinista escocesa Michelle McGregor e o percursionista senegalês Sidi Samb – este último responsável pelas letras do grupo, interpretadas em castelhano, francês e wolof (dialecto do Senegal) –, e músicos como DJ Abogado del Diablo (Narco), Andreas Lutz (O’Funkillo) e a senegalesa Fátuo Diou.

Ssoda Soap", Sierra Leone's Refugee All Stars (Serra Leoa) - reggae, afrobeat, soukous
A jornada continua com os Refugee All Stars, que nos trazem “Soda Soap”, tema retirado do álbum “Living Like a Refugee”, editado em 2004. Precisamente o ano em que o grupo regressou a Freetown, capital da Serra Leoa, depois de quase uma década de exílio devido à guerra civil que devastou o país. Apesar dos horrores da violência, da fome e dos familiares e amigos mortos, eles recorrem à música para dar voz àqueles que lutam desesperadamente pela sobrevivência. Os seis elementos da banda conheceram-se num campo de refugiados na Guiné, onde começaram por fazer música para distrair os expatriados. Foi aqui que os cineastas Banker White e Zach Niles tomaram contacto com os Refugee All Stars, acabando por acompanhar a banda na estrada durante três anos. Da experiência resultou o documentário “Sierra Leone's Refugee All Stars”, uma homenagem às vítimas da guerra. O álbum de estreia, gravado durante a produção do filme e um sonho de longa data do grupo, mistura então os ritmos da música tradicional da África com outras influências. Um trabalho recheado de composições originais onde se relata o quotidiano dos campos de refugiados e em que se celebram a vida, o espírito humano e a paz. Tomando como ponto de partida a goombay, género tradicional popular na Serra Leoa, os Refugee All Stars combinam guitarra, percussão e kongroma (instrumento tradicional daquele país) com o reggae, o rap e as harmonias vocais. O resultado é uma música que tanto encoraja à dança como desencoraja à guerra.

"Sini Kan", Amadou & Mariam (Mali) - bambara blues, afro pop
A dupla Amadou & Mariam apresenta-nos “Sini Kan”, tema extraído do seu terceiro álbum “Tje Ni Mousso” (Homem e Mulher), editado em 1999. Um blues eléctrico, recheado de ritmos africanos, batidas funky e riffs de guitarras, onde se podem encontrar influências inesperadas como o cavaquinho de Pedro Soares, que aliás podemos escutar nesta faixa. Naquela que é a mais roqueira pop africana, não faltam as habituais alusões ao quotidiano do seu país e as letras que apelam à paz, ao amor e à justiça. Mariam Doumbia começou por cantar em casamentos e festivais tradicionais, enquanto que Amadou Bagayoko era guitarrista nos Les Ambassadeurs, banda lendária a que mais tarde se juntou Salif Keita. Os dois são invisuais e conheceram-se em 1977 no instituto de cegos de Bamako, a capital do Mali. A partir de então tornaram-se inseparáveis na música e na vida. Amadou & Mariam prestam então homenagem à música tradicional maliana, revestindo-a de sons ocidentais. Cantando em francês, castelhano e no seu dialecto original, estes bambara (etnia maioritária no Mali) vão buscar referências musicais à sua adolescência: a pop, o rock psicadélico e a salsa dos anos 60, e o funk e a soul da década seguinte. Uma forma de recordarem não só as suas raízes mandingo, mas também as ligações do Mali ao gnawa, à música cubana e ao jazz, tornando universal a música daquele país.

"Cler Archel", Tinariwen (Mali) - touareg music, rock, blues
Segue-se uma viagem até ao deserto com os Tinariwen. Eles trazem-nos “Cler Archel”, tema extraído do álbum “Aman Iman” (Água é Vida), gravado em Bamako e lançado em Fevereiro deste ano. Este clã apareceu em 1982 na Líbia num campo de acolhimento de rebeldes tuaregues (povo nómada descendente dos berberes do norte de África e que vagueia entre a Argélia, o Mali, o Níger e a Líbia), tocando para a comunidade de exilados naquele país e na Argélia. Três jovens encarnam a Ishumaren, a música dos ishumar desempregados, uma geração que sonha com a liberdade e a auto-determinação. São sobretudo melodias tradicionais, inspiradas nas guitarras do norte do Mali ou nos alaúdes (ngoni para os songhai, teherdent para os tuaregues) dos griots, e canções nostálgicas que apelam ao despertar político das consciências e à rebelião da alma. Em 1990, dois elementos dos Taghreft Tinariwen (literalmente, os "reconstrutores dos desertos") integraram o grupo de guerrilheiros separatistas que atacou um posto militar em Menaka, na fronteira com o Níger, inaugurando um novo conflito com o governo do Mali. Seis anos depois, quando a paz chegou finalmente ao sul do Sáara, voltaram-se apenas para a música do seu povo, em geral acompanhada pelo tindé (instrumento de percussão tocado por mulheres) ou pela flauta t’zamârt. Na sonoridade rítmica e harmónica dos Tinariwen, percussores dos blues do deserto, estão presentes também a guitarra eléctrica e a asoüf, solidão característica da poesia tuaregue que, tal como os blues, incorpora um sentimento de desamparo universal.

"Ma Yela", Akli D (Argélia) - chaâbi, mbalax, folk, blues, rock
Akli D traz-nos “Ma Yela” (Se Houvesse), tema retirado do álbum do mesmo nome, lançado em 2006. Segundo trabalho do músico, rico em misturas étnicas, e onde se fala de paz, fraternidade e amor. Se no primeiro disco o compositor argelino enfatizava as suas raízes culturais e reivindicações políticas, neste alarga o espectro musical, abrindo-se ao mundo. Poético, político e tradicional, Akli Dehlis combina o chaâbi do norte de África com as tradições folk da região rural de Kabylie, misturando-os com canções americanas de intervenção, com os blues do Mississippi ou com o mbalax, a moderna pop senegalesa. Akli D nasceu em Kerouan, pequena cidade da Cabília, região montanhosa do norte da Argélia. Ele é um amazigh, o povo pré-islâmico que durante séculos habitou a costa sul mediterrânica desde o Egipto ao Atlântico, e que foi alvo de repressão armada ao exigir o reconhecimento oficial das línguas berberes naquele país. Exilado em Paris a partir da década de 80, tornou-se um músico de rua e do metro, acabando por experimentar géneros musicais como os blues, o rock, o reggae ou a folk. Mais tarde, Akli D muda-se para São Francisco, chegando a viver algum tempo na Irlanda. Pelo meio, acompanhou o duo feminino El Djazira e formou o grupo Les Rebeuhs des Bois, o qual tocava nos cafés e clubes de Paris. Foi num destes espaços em que ocorriam encontros musicais espontâneos levados a cabo pelas comunidades árabes e africanas que Akli D conheceu Manu Chao, produtor deste seu último trabalho.

"Calor Calor", La Troba Kung-Fú (Espanha) - rumba, dub, cumbia, blues
La Troba Kung-Fú encerra a emissão com o tema “Calor, Calor”, extraído do álbum “Clavell Morenet”, primeiro disco do grupo catalão, editado no ano passado. Criado em 2005, o novo projecto de Joan Garriga herda o universo polirítmico dos Dusminguet. Troba é uma palavra occitana (dialecto falado no sul da França, em alguns vales alpinos na Itália e no Val d'Aran, em Espanha) que na Idade Média se referia aos poetas trovadores. Já o Kung-Fú é descrito como a virtude alcançada pelo método e pela prática. La Troba Kung-Fú aquece então os palcos com o seu cruzamento metódico de rumba com a dub, a cumbia, o sarao, os blues, a olivada e outros géneros que eles dizem ser mais fáceis de tocar do que definir. O disco de estreia do grupo é acompanhado pelo Dub-Fulletí, espécie de manual onde desenvolvem as ideias das canções e se explica o método da rumba catalã. Gravado em La Garriga, este está dividido em três parte: o Fú, onde se fala sobre o homem e as suas tradições; o Kung-Fú, onde cada um dos oito elementos fala sobre o seu instrumento; e La Troba, o filme.

Jorge Costa

Sem comentários: